top of page

O PROJETO

Somos um grupo organizado em torno de um projeto de pesquisa transnacional e multidisciplinar, parte do Instituto de Cultura Comparada da Universidade Sophia, em Tóquio. Nosso propósito é estudar a disseminação global dos restaurantes japoneses, baseado em entrevistas e análise documental. Nosso time multicultural tem extensa experiência pessoal e  também de trabalho de campo na Asia, América do Norte, Europa e América Latina, que são as regiões do mundo onde se localiza a grande maioria dos restaurantes japoneses fora do Japão. Contando com o suporte de um time de assistentes de pesquisa da Universidade Sophia e também de outras universidades, temos entrevistado donos de restaurantes, chefs e clientes de restaurantes japoneses em todas estas regiões. Nosso objetivo é produzir um livro sobre mobilidades na culinária japonesa. Também planejamos apresentar nossos resultados preliminares nesta webpage. Contamos com o suporte da Sophia University Research Organization, bem como do Instituto de Cultura Comparada da Universidade Sophia

O TIME
JAMES FARRER

James é professor de sociologia e diretor do Programa de Pós-Graduação em Estudos Globais da Universidade Sophia. É especialista em sociologia urbana com publicações sobre sexualidade, vida noturna, estudos sobre a cultura em torno de cozinhas diversas e comunidades de expatriados.

CHUANFEI WANG

Chuanfei é pesquisadora colaborativo do Instituto de Cultura Comparada da Universidade de Sophia. Ela recebeu seu doutorado em Estudos Globais da mesma Universidade em 2017 e conduz estudos sobre a cultura do vinho, vinicultura e cultura culinária no Japão.

DAVID WANK

David é professor de sociologia e estudos globais na Universidade Sophia. Ele é especialista em sociologia econômica, sociologia da religião e estudios sobre la cultura en torno a cocinas diversas  no contexto da sociedade chinesa pós-Mao.

MÔNICA R. DE CARVALHO

Mônica é pesquisadora colaborativo do Instituto de Cultura Comparada da Universidade de Sophia.​. Sua pesquisa tem foco no campo da sociologia econômica, com ênfase na formação e mudança institucionais.

CHRIS HESS

Chris é professor associado de história chinesa e história global na Universidade Sophia. Ele conduz projetos de pesquisa sobre a história de Dalian como uma cidade colonial e pós-colonial.

LENKA VYLETALOVA

Lenka é pesquisadora colaborativo do Instituto de Cultura Comparada da Universidade de Sophia. Ela recebeu seu doutorado em Estudos Globais da mesma Universidade em 2017 e conduz pesquisas sobre  migração e outras questões de recursos humanos internacionais, focando em expatriados japoneses e investimentos corporativos japoneses na Europa Central.

ASSISTENENTES DE PESQUISA

 

Linda Dück, Alemanha

Rosa Barbaran, Estados Unidos

Marika Zulch, Estados Unidos

Yajun Lisa Hu, Quênia

Hisako Yoshizawa, Alemanha

Mariya Yoshiyama, Japão

Heena Yang, Coréia

Purity Mahugu, Quênia

Anne-Sophie König, Alemanha

Yingyue Zhang, China

Viviane Chaubet, Canada

Hina Nakamura, Moçambique

Roran Kobayashi, França

Guyeon Kang, Coréia

Shayani Jayasinghe, Sri Lanka

bottom of page